Movimento Estudantil de Letras (MEL)

|

Além da ExNEL, que é a entidade de representação Nacional, Regional e Estudual d@s estudantes de Letras, o movimento estudantil de Letras possui suas entidades de base que fazem a ligação direta entre a base e o conjunto geral:

Centro Acadêmico (CA): é a entidade que representa @s estudantes de Letras em uma Universidade/Faculdade. Cabe aos CAs pautarem as reivindicações d@s estudantes junto à coordenação do curso e à Universidade, lutar por melhorias e incentivar projetos de integração estudantil, além de promoverem eventos acadêmicos, culturais, sociais e políticos.

Diretório Acadêmico (DA): cumpre as mesmas funções que o CA em diversas Universidades/Faculdades. O DA representa todos os alunos reunidos em torno dos Centros Acadêmicos, podendo também reunir centros acadêmicos de cursos diferentes.

Diretório Central dos Estudantes (DCE): representa todos os estudantes da Universidade/Faculdade. Todos os CAs ou DAs estão dentro da representação do DCE. Todo estudante, assim como nos CAs, e DAs, são membros do DCE e podem se candidatar à Diretoria da entidade.

O Movimento Estudantil caracteriza-se fundamentalmente como um movimento organizado de uma importante e ativa parcela da sociedade, a intelectualidade jovem. Somos nós, estudantes, que temos a obrigação social de lutar contra as injustiças, depor Governos e sistemas políticos que não nos servem. A luta começa dentro de nossas salas de aulas, aprendendo e ensinando. A ExNEL convoca a todos os/as estudantes de Letras do Brasil a lutarem pela organização do MEL, reconstrução dos nossos conceitos, e qual rumo queremos seguir enquanto o maior curso em número de estudantes do Brasil, e o principal, nosso papel enquanto Educadores.