Acordo Ortográfico

|


Em janeiro de 2009 entrou em vigor o novo acordo ortográfico (Resolução do MEC nº 17, de 7 de maio de 2008), as mudanças no idioma visam unificar os registros escritos dos 8 países que falam a língua portuguesa (Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal).

Três países já assinaram o acordo, são eles: Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Conforme a regra da Comissão dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o acordo já pode entrar em vigor, porque esses países já o ratificaram.

No Brasil 0,5% das palavras sofrerão modificações, em Portugal e nos restantes países lusófonos, as mudanças afetarão cerca de 2.600 palavras, ou seja, 1,6% do vocabulário total.

O acordo ortográfico muda a grafia de certas palavras, a maneira como se escrevem, mas não altera a pronúncia de nenhuma palavra. O acordo não tem a ver com as variações de uso ou significado de palavras, mas sim com a maneira como se escrevem. Não cria nem elimina palavras. Não estabelece regras de sintaxe, não interfere com a coexistência ou com as regras de normas linguísticas regionais. Pra conferir o que mudou clique aqui!